Osteófitos marginais: tudo sobre os bicos de papagaio na coluna
Osteófitos marginais
Osteófitos marginais, também conhecidos como bicos de papagaio, são crescimentos ósseos que se desenvolvem nas margens das articulações da coluna vertebral. Apesar de frequentemente associados ao envelhecimento e desgaste das articulações, eles podem causar desconforto significativo e afetar a qualidade de vida dos pacientes. Neste artigo, exploraremos o que são os osteófitos marginais, como se formam e quais sintomas podem provocar.
O que são Osteófitos Marginais?
Osteófitos marginais são pequenos crescimentos ósseos que se desenvolvem ao redor das bordas das articulações da coluna vertebral. Eles são frequentemente visíveis em exames de imagem, como radiografias e tomografias computadorizadas. Esses osteófitos podem variar em tamanho e forma e são uma resposta do corpo ao estresse crônico nas articulações da coluna.
Causas dos Osteófitos Marginais:
Os osteófitos marginais são comumente associados ao envelhecimento e ao desgaste das articulações. À medida que as pessoas envelhecem, o tecido cartilaginoso que cobre as articulações da coluna pode se deteriorar, levando a um atrito aumentado entre as vértebras. Esse atrito crônico pode levar ao desenvolvimento de osteófitos marginais como uma tentativa do corpo de estabilizar as articulações afetadas.
Sintomas dos Osteófitos Marginais:
Os osteófitos marginais nem sempre causam sintomas perceptíveis, mas em alguns casos, podem levar a dor e outros desconfortos. Os sintomas podem variar dependendo da localização dos osteófitos e se estão comprimindo estruturas nervosas próximas. Alguns pacientes podem experimentar:
- Dor na região afetada da coluna vertebral.
- Rigidez e redução da amplitude de movimento.
- Formigamento, dormência ou fraqueza em membros adjacentes, se os osteófitos estiverem pressionando os nervos espinhais.
Tratamento dos Osteófitos Marginais:
A maioria dos osteófitos marginais são assintomáticos, ou seja, não geram qualquer sintoma. Naqueles pacientes que apresentam apenas dor, o tratamento consiste em medicações analgésicas e/ou anti-inflamatórias e fisioterapia (Tratamento conservador). Aqueles pacientes que não melhoram com o tratamento conservador ou que apresentam perda de força ou sensibilidade nos membros por compressão dos nervos ou da medula espinhal costumam necessitar de tratamento cirúrgico dos osteófitos.


Os osteófitos marginais são crescimentos ósseos comuns associados ao envelhecimento e desgaste das articulações da coluna vertebral. Embora nem sempre causem sintomas, podem levar a dor e desconforto significativos em alguns casos. Se você está enfrentando sintomas relacionados aos osteófitos marginais, agende uma consulta com Dr Ellano Pontes - Neurocirurgião para melhor avaliação e tratamento adequados.
